Thought and language vygotsky pdf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia thought and language vygotsky pdf. Material sem fontes poderá ser removido.


Pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos. Filho de uma próspera família judia, formou-se em Direito pela Universidade de Moscou em 1918. Seis anos mais tarde, em 1924, aos 28 anos de idade, desposou Roza Smekhova, com quem teve duas filhas.

Ainda em Gomel, ministrou um curso de Psicologia no “Instituto de Treinamento de Professores” onde implantou um laboratório de Psicologia. Ainda em 1918 ele fundou uma editora e publicou uma revista literária.

O seu interesse pela Psicologia levou-o a uma leitura crítica de toda produção teórica de sua época, nomeadamente as teorias da “Gestalt”, da Psicanálise e o “Behaviorismo”, além das ideias iniciais do epistemólogo e psicólogo suíço Jean Piaget. As obras desses autores são citadas e comentadas em seus diversos trabalhos, tendo escrito prefácios para algumas das suas traduções ao idioma russo. Tendo vivido a Revolução Russa de 1917, bem como estudado as obras de Karl Marx e Friedrich Engels, a partir das proposições teóricas do materialismo histórico propôs a reorganização da Psicologia, antevendo a tendência de unificação das Ciências Humanas no que denominou como “psicologia cultural-histórica”.